quinta-feira, 2 de junho de 2011

RESUMO DE TEXTO

“O ENSINO DE HUMANIDADES DA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR FRENTE OS MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR PARA A FACE-UFMG”

 O texto “O ensino de humanidades da formação do administrador frente os movimentos de integração internacional: Uma proposta de mudança curricular para a FACE – UFMG, dos autores Alexandre Mendes Cunha e Alex Sandro da Silva Gomes têm como objetivo principal falar sobre a importância da formação dos bacharéis em administração nos cursos das faculdades brasileiras. O tema central tratado pelos autores propõe sintetizar questões relacionadas com a formação dos profissionais do ramo da administração, destacando humanidades como disciplina polêmica, por possuir a idéia central de construção da base crítica, seja do profissional ou da profissão. Os autores realizaram na pesquisa uma analise sobre a construção da formação da profissão “Administração”, que segundo eles partem dos primórdios da edificação da gestão, por assim ser uma atividade orientada por preceitos generalizáveis. 
O texto é dividido em três tópicos que assim são organizados: o primeiro é a introdução, onde os autores sintetizam do que se trata a pesquisa. Eles fazem um levantamento da pesquisa, em forma de resumo. Justificam a elaboração do artigo explicando um pouco do pensamento administrativo, destacando e criticando o ensino e a forma pela qual é conduzido. Os autores ressaltam na introdução a forma com que a Administração segue o seu caminho trilhado a um contexto pragmático que justifique as suas teorizações, evidencie soluções e conduza a ações que promovem assim certa ruptura na sua condição de ciência. Ao afirmarem isto, os autores já conduzem na introdução o que irá discutir no texto, como o contexto social encara o estudo da administração, assim criticando a perspectiva curricular do curso.  Já no segundo tópico, os autores explicam como é o funcionamento do curso de Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Eles analisam o curso e fazem as suas críticas direcionadas exclusivamente à questão curricular, faltando ao curso uma definição mais ampla e objetiva do perfil do administrador que a instituição se propõe a formar. Partindo deste ponto como o nosso central é que derivaremos nosso argumento quanto a um novo currículo. O questionamento dos autores em relação à grade curricular advém da principal questão: Abranger muitas disciplinas, concentrar em uma gama de disciplinas e assim ser superficial, o porquê dessa idéia? Esta crítica debatida pelos autores chama atenção, pois eles retomam a vertente deste problema apresentando em sua discussão a posição do corpo discente quanto ao curso, formalizando assim as suas preocupações quanto ao aspecto avaliativo.
Diante dos problemas propostos pelos autores no tópico 02 do texto, eles abordam então no tópico 03, a proposta de um novo currículo em bases humanistas. Assim diante da reflexão que pode ser feita pelos pesquisadores, eles propõem uma nova forma de construir, ou seja, formar o profissional da faculdade criticada. O que diz os autores do texto é que a grade curricular é formada de disciplinas técnicas, que não potencializa o poder de discutir e teorizar, dando o exemplo, eles citam que disciplinas como: Administração Mercadológica, Administração de Produção e Administração Financeira, a sugestão é que estas se tornem disciplinas optativas, já que elas ocupam tempo e acabam não oferecendo um caráter informativo. Assim se questiona que estas tecnicidades ocupam espaço de discussões sociais que tem o poder de transformar o administrador em um profissional capaz de ser um agente de mudança que contribua intelectualmente para o Brasil atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário