sábado, 23 de abril de 2011

As pessoas e as Organizações

Trabalho sobre as Emoções na Organização da disciplina Educação das Emoções apresentados à Professora Angelina de Athayde em sala de aula, baseado na construção de uma história envolvendo as emoções em um ambiente corporativo.
Nossa história concentra-se em um ambiente de gestão pública, no qual as personagens centrais da trama - Sara e Josias - que são respectivamente "Chefa" e "Subchefe" do setor, apresentam as adversidades do comportamento emocional na organização, trazendo à tona as consequências geradas pela raiva e a importância da alegria no ambiente.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Lições de inovação: aprenda com a Apple a fazer diferente

Professor do IMD (Suíça) aponta ações que deram à empresa de Jobs o status de mais inovadora do mundo e mostra como elas podem servir de exemplo para você

Por Bill Fischer, Especial para a Revista Administradores
Devido às mudanças na economia mundial e ao aumento da concorrência, parece que a última tendência em consultoria estratégica instintiva para as empresas é tornar-se "mais inovador". No entanto, ser mais inovador não é tão fácil. O mercado mundial está repleto de carcaças corporativas de empresas que aspiravam à inovação. Grandes organizações como a Digital Equipment, Pan American Airlines e Polaroid, líderes inovadores em suas indústrias durante bastante tempo, já não existem, em grande parte devido à incapacidade de sustentar avanços tecnológicos.

Há mais de uma década, a Apple é considerada a empresa mais "inovadora". iPhones, iPods e iPads modificaram não só o mercado, mas a maneira com que vivemos. O iPod detonou a produção e distribuição de CDs e sacudiu a rádio com os podcasts. É realmente uma história de sucesso de inovação e levou apenas oito meses, do início ao fim. Claramente, há muito para apreender.

Motiva-se com os erros

A Apple não pensava em música portátil no fim do século 20. Na era do mp3 e compartilhamento peer-to-peer, estava focada em vídeo e no desenvolvimento do iTV e do iMovie – tanto que seu iMac na época não tinha sequer gravador de CD. Na verdade, ignoraram completamente o mercado da música. A empresa mais inovadora do mundo estava literalmente cega a uma das maiores tendências sociais daquele momento! No entanto, previsões financeiras fizeram com que percebessem a necessidade de mudar sua abordagem ao mercado e à tecnologia.

Dada sua reputação para a inovação e tendências, a incapacidade de prever a importância da música na vida dos usuários de computadores pessoais foi completamente atípica, mas uma perda de US$ 195 milhões no trimestre os motivou a repensar a maneira com que se inseriam no mercado. A Apple não só aprendeu com seu erro, mas o usaram como 'catapulta' para a inovação.

Busque habilidades

Então, se você é a Apple, como você se recupera? A maioria dos livros de gestão de equipe recomenda: "contrate atitude, ensine habilidades". Este modelo propicia um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo. No entanto, no mundo da inovação, aspirações e atitudes não são suficientes. Na situação em que se encontrava, a Apple precisava de habilidades reais e, assim, quando Steve Jobs formou a equipe do iPod, ele agrupou os melhores em hardware, software e design. Estes tinham a missão de mudar o mundo; acirrando o espírito competitivo e atingindo altíssimos níveis.


Repare no alheio para se ter grandes ideias

O que realmente diferencia o iPod dos outros tocadores de mp3 não é o hardware, software ou o design – embora todos sejam ótimos. Seu verdadeiro destaque é a facilidade com que o cliente pode acessar, baixar, armazenar e carregar músicas e podcasts. Essa "inovação" não vem de dentro da Apple, mas de fora. Tony Fadell tentava desenvolver isto por conta própria e a empresa o encontrou e o contratou por oito semanas! Pense em como isso é difícil: encontrar alguém com uma boa ideia. Não era para construir uma relação a longo prazo, mas simplesmente para acessar uma boa ideia de outra pessoa.

Áreas criativas e inovadoras

Steve Jobs colocou a equipe em um espaço físico comum que, embora não condizente à hierarquia, fez com que os membros tivessem uma comunicação eficiente. O ambiente de trabalho tinha "muito pouco espaço pessoal" – não havia cubículos ou salas. Ao impor ambientes abertos, a criatividade e o fluxo livre de ideias foram incentivados.

quer saber mais sobre esse artigo? acesse o link abaixo:

http://www.administradores.com.br/informe-se/administracao-e-negocios/licoes-de-inovacao-aprenda-com-a-apple-a-fazer-diferente/44210/


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reter talentos será mais difícil em 2011, diz pesquisa

 Pesquisa revela que 73% dos profissionais de RH afirmam que terão mais dificuldades para segurar os bons profissionais neste ano.

São Paulo – O ritmo de expansão da economia brasileira deve esfriar neste ano, mas, ainda assim, o cenário para a contratação e retenção de bons profissionais deve permanecer desafiador . De acordo com uma pesquisa da empresa de serviços Ticket e da Empreenda Consultoria, 73% dos profissionais de recursos humanos das companhias acreditam que 2011 será um ano mais difícil do que 2010 em relação à retenção de talentos. Isso porque, apesar da desaceleração das empresas, o ritmo de 4% de alta do PIB, previsto pelos economistas para este ano, ainda será suficiente para que os melhores profissionais continuem assediados.

O levantamento, chamado “Sonhos e pesadelos dos profissionais de RH”, foi feito com 606 pessoas de empresas de vários setores e tamanhos em nove cidades brasileiras (Porto Alegre, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador). O objetivo do estudo foi analisar e identificar as percepções e principais desafios de gestão enfrentados por gerentes de recursos humanos.

Fonte:
http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/reter-talentos-sera-mais-dificil-em-2011-diz-pesquisa

domingo, 10 de abril de 2011